Sermão preparado pelo pastor Manoel Luís Ferreira
Leitura: Levítico 16:1-10
Texto: Levítico 16:1-2

INTRODUÇÃO:
Irmãos e irmãs em Jesus Cristo! No Antigo Testamento o caminho para a santa presença de Deus, o qual foi fechado com a expulsão do ser humano do Paraíso em Gênesis 3:24, ainda estava fechado. O ser humano não tinha mais aquele acesso a Deus como ele tinha antes da queda no pecado. Mesmo o ser humano podendo falar com Deus por meio de suas orações, e mesmo Deus se manifestando de modo esporádico ao ser humano. O caminho para a presença de Deus no santo dos santos estava fechado.

Mas então, aqui em Levítico 16, nós já podemos perceber e vislumbrar um pouco da grande graça de Deus. Deus permite, mesmo que seja uma única vez por ano, que o ser humano entre na sua presença santa no Lugar Santíssimo mais uma vez. É verdade que para isto, para entrar no Lugar Santíssimo na santa presença de Deus, o ser humano agora precisasse de auxílio. O ser humano que antes tinha livre acesso a Deus. O ser humano que antes podia andar e caminhar com Deus pelo meio do Jardim, agora precisava de sangue para chegar até a presença de Deus. Os pecados do ser humano não permitem que se entre na presença de Deus sem que antes passe pelo sangue.

Deus é Santíssimo! Ele habita no Lugar Santíssimo! E para chegar-se na santa presença dEle, para entrar-se no Lugar Santíssimo, é-nos preciso e a qualquer um que seja, passar pelo ato de uma purificação plena. Em Hebreus 10:22 nós lemos = “Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura”. Quem pode purificar os corações? O sangue de Jesus Cristo! Aquele Lugar fechado, tapado pelo véu era aberto somente uma única vez por ano pelo sangue de um animal. Contudo, por aquele sangue ainda não ser o sangue de Jesus Cristo, mas apenas uma representação do que estava para acontecer, era possível entrar no Santíssimo Lugar uma única vez por ano.

Agora, irmãos e irmãs, a graça maior da parte de Deus, estava para acontecer! O lugar fechado seria finalmente aberto, não somente ao Sumo Sacerdote, mas aberto sim, para todos os que por uma verdadeira fé se aproximam e creem no SENHOR Jesus. Portanto, o que na época de Moisés era provisório, um dia seria permanente. O que o sangue de animais não era capaz de realizar, o sangue do Filho de Deus era capaz de limpar e purificar para sempre e permitir eternamente. O que o Sumo Sacerdote humano não podia fazer pelo povo, ao entrar no Santíssimo Lugar levando o sangue de animal, Jesus o fez ao derramar o seu próprio sangue uma única vez para sempre na cruz.

Tema: Proibindo Arão De Entrar A Tora Hora No Lugar Santíssimo,
Deus Mostra A Necessidade Do Perfeito Sumo Sacerdote!

1º – A Proibição = Não Entre A Toda Hora No Lugar Santíssimo!
2º – O Objetivo Da Proibição = Para Que Não Morra!

1º – A Proibição = Não Entre A Toda Hora No Lugar Santíssimo!
Deus não proibiu o seu Sumo Sacerdote de entrar no Lugar Santíssimo. De fato, o santo Deus, mais uma vez, já estava mostrando o seu favor ao seu povo. Deus proibiu o Sumo Sacerdote de entrar no Lugar Santíssimo constantemente, ou como a própria expressão nos ensina = “…A TODA HORA…”. Quer dizer, não era a vontade deste ou de qualquer Sumo Sacerdote quem determinava quando ele devia entrar ou não no Lugar Santíssimo; mas o próprio Deus. Entrar na presença de Deus é algo muito sério. É preciso sim, seguir as regras dadas por Deus mesmo. Na presença de Deus ninguém faz o que quer ou o que acha melhor. Há regras dadas por Deus. Por isso, para entrar na presença de Deus é preciso se preparar de mente e corpo.

O SENHOR Deus era quem estava no controle! Deus disse assim, versículo 34 = “Este é um decreto perpétuo para vocês: A propiciação será feita uma vez por ano, por todos os pecados dos israelitas”. Então, este é o dia que ao Sumo Sacerdote era permitido entrar além do véu e chegar ao Lugar Santíssimo. O dia determinado pelo próprio Deus. Era um único dia por ano que todo o povo podia sentir mais de perto a presença de Deus. Era apenas um único dia por ano que todo o povo podia sentir que Deus o perdoava de todos os seus pecados. E isto através do Sumo Sacerdote. Pois só o Sumo Sacerdote tinha permissão de entrar no Lugar Santíssimo, não todo o povo.

Mas, como é hoje para nós? Como é hoje para você e eu, para nós entrarmos na santa presença de nosso Deus? Graças ao grande amor e misericórdia de nosso bom Deus, toda essa realidade mudou para nós que hoje somos o povo de Deus. Ganhamos o GRANDE SUMO SACERDOTE!. Ele está sobre a casa de Deus, o Pai. Quer dizer, Ele governa na casa do Pai. Vejam Hebreus 10:19-21 = “19Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus”. O SENHOR Jesus Cristo é O PERFEITO SUMO SACERDOTE. Assim sendo, todos os outros Sumos Sacerdotes eram apenas sombras de Jesus Cristo. Todos os outros confiavam em sangue de animais para entrar diante de Deus o Pai no LUGAR SANTÍSSIMO, mas Jesus Cristo não! Ele entrou no Santuário celestial pela sua própria obra que realizou. Pelo seu sangue que foi de uma vez para sempre derramado e pela sua carne moída na cruz do calvário em nosso lugar.

Agora e por isso, todos nós que estamos em Jesus Cristo, isto é, que cremos que o sacrifício perfeito de Jesus Cristo nos redime de todos os nossos pecados e nos traz o perdão de Deus, podemos entrar na santa presença de nosso Pai celestial. Nós podemos ir ao Lugar Santíssimo graças ao SENHOR Jesus Cristo. Isto é um grande alento e um grande consolo para as nossas almas sofridas nas lutas do dia-a-dia. Nós podemos ir ao nosso Pai celestial e falar com Ele, e descansar nEle, e desfrutarmos da presença dEle. E o que melhor e mais impressionante para nós pecadores, podemos fazer isto não apenas uma única vez por ano, mas sempre. Agora, vocês – irmãos e irmãs – podem perceber quão privilegiados vocês são somente por causa do que Jesus Cristo realizou. O véu foi rasgado de cima até em baixo. O caminho para o Pai está aberto mais uma vez. Por isso, todos os que pertencem ao SENHOR Jesus Cristo, você e eu, podemos entrar. Deus não permitia que se entrasse a toda hora do Lugar Santíssimo. Ele tinha um motivo.

2º – O Objetivo Da Proibição = Para Que Não Morra!
Há um ditado popular que diz assim = ‘Quem avisa amigo é!’. Claro que nem sempre isto é verdade. Mas, neste caso de Deus aqui, é a mais pura verdade. Deus está avisando para não entrar no Lugar Santíssimo a toda hora, porque não matar seu Sumo Sacerdote. Deus sempre age com o fim de proteger e preservar a vida de todos os seus amados. O objetivo da proibição de Deus para que o Sumo Sacerdote Arão não entrasse a toda hora no Lugar Santíssimo é muito clara = “para que não morra!”. O alerta de Deus traz o desejo de vida. A pureza de Deus contrastando com o pecado existente no meio de seu povo, não permitia que Arão se aproximasse a toda hora de Deus. Não era possível que sangue de animais pudesse garantir a entrada do Sumo Sacerdote a toda hora e lá ele pudesse ficar na presença do Deus Santíssimo. O sangue de animais jamais podia assegura a permanência de um Sumo Sacerdote só humano e imperfeito diante de Deus no Lugar Santíssimo. Era preciso alguém que fosse totalmente perfeito!

Então, se Arão mesmo, ou qualquer outro Sumo Sacerdote entrasse no Lugar Santíssimo, fora do dia da Expiação, que é o dia separado, escolhido por Deus para fazer-se sacrifício em favor do povo, para o povo ser perdoado, seria morto por Deus. Pois, o santo Deus não tolera e nem aceita a desobediência. Ele castiga o desobediente! Assim sendo, para Deus toda e qualquer desobediência é pecado. Pensa bem nisto irmão e irmã, todo o pecado traz a morte! Sangue de animais não tira pecados. Vejam Hebreus 10:4 = “pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados”. Boa vontade não tira pecados. Boa intenção não tira pecados. Promessa de fazer o que é certo não tira pecados. SOMENTE O SANGUE DE JESUS CRISTO SIM, TIRA DE NÓS TODOS OS PECADOS!. Portanto, busquem a Ele. Vivam fazendo sempre a vontade dEle que é santa e boa. Ele é O SUMO SACERDOTE. Ele nos dá a vida eterna.

Deus de fato é muito misericordioso. Ele está protegendo o Sumo Sacerdote Arão. Deus já havia matado dois filhos de Arão por pura desobediência deles. Este é o lembrete sincero de Deus existente no versículo 1. Agora Deus está dizendo, avisando para o próprio Arão = ‘Eu matei os seus dois filhos, porque eles me desobedeceram, Eu não quero fazer a mesma coisa com você, portanto, não me desobedeça’. Por isso, irmãos e irmãs, devemos aprender uma verdade absoluta – ‘Fazer a vontade de Deus é a maior garantia de vida para qualquer pessoa’. Nunca devemos nos esquecer de que Deus é santo e nós somos pecadores. Então, vivamos a grande alegria de pertencermos a Deus e ainda mais, sermos salvos para sempre pelo sangue de nosso único e GRANDE SUMO SACERDOTE, JESUS CRISTO. Jesus agora mesmo está na casa de Deus, no LUGAR SANTÍSSIMO. Jesus Cristo entrou lá de uma vez para sempre. Ele abriu o caminho para nós por seu sangue. Assim, nós também podemos entrar na presença de Deus por causa de Jesus Cristo. E o que é maravilhoso, podemos entrar, não apenas uma vez por ano, mas a toda hora. Jesus Cristo está lá, mas Ele também está aqui e em amor, Ele mesmo está conduzindo o seu povo para a casa do Pai. AMÉM!!

___________________________________________________________________________________________________

* Exceto onde o contrário esteja explícito, todos os conteúdos deste site estão licenciados sob uma Licença Creative Commons “Atribuição – Não Comercial – Sem Derivados 3.0 Não Adaptada“.

** Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.

Compartilhe!

Pr. Manoel Luís Ferreira

Pastor da Igreja Reformada em Unaí-MG, servindo na congregação missionária em Brasília.