Pregação preparada pelo Pr. Manoel Luís Ferreira

Leitura: 2º Reis 22

Texto: 2º Reis 22.01-02

INTRODUÇÃO

Amada Igreja do SENHOR Jesus Cristo! Como é muito bom para a nossa vida estarmos de todo fundamentados em Deus.

Como é de fato maravilhoso para o homem que tem a Deus como o seu único fundamento e nEle constrói completamente a sua vida em todos os seus aspectos: Profissional, familiar, moral, educacional e principalmente religioso.

A pessoa que em tudo o que faz procura sempre adorar a Deus, vive de uma maneira sólida, está bem enraizada. Tal pessoa é como uma árvore plantada à beira de um rio e que em seu tempo certo dará os seus frutos e cujas folhas não murcham (Salmo 1:3).

O rei Josias resolveu que o seu reinado seria para a glória do Deus altíssimo. Ele definiu em sua vida que reinaria em obediência à santa Lei de Deus. E que não seguiria os passos de seu avô Manassés e do seu Pai Amom, dois reis perversos. Josias agindo em obediência a Deus, logo os frutos de uma verdadeira vida cristã apareceriam.

TEMA: JOSIAS: UM REI FIRMADO EM DEUS

  • 1. QUAL ERA A SITUAÇÃO PARA JOSIAS FIRMAR-SE EM DEUS
  • 2. UMA VEZ FIRMADO: JOSIAS FEZ O CERTO DIANTE DO SENHOR

1. QUAL ERA A SITUAÇÃO PARA JOSIAS FIRMAR-SE EM DEUS

A situação em que Judá se encontrava quando Josias foi feito rei em Jerusalém era, sim, a menos favorável possível. Principalmente porque quem subia ao trono era um menininho de apenas oito anos de idade.

Mas, por que a situação era, então, a menos favorável possível para Josias firmar-se em Deus? Por muitos anos não havia reinado em Judá um rei que realmente fosse fiel ao Deus Todo-Poderoso de todo o seu coração.

O país estava, sim, atolado em uma profunda degradação moral e espiritual. O povo havia, em sua grande maioria, se desviado dos caminhos do SENHOR Deus. O povo adorava a outros deuses e com eles se prostituíam. O Deus santo foi traído e abandonado pelo seu próprio povo.

O povo havia substituído em seus corações o único e Poderoso, o Deus vivo, por um deus que não tem vida. Por um deus que não dá vida e que nada pode fazer. Pois, não existe!

Certamente no palácio Josias estava cercado por muitos que não adoravam a Deus e sim aos ídolos. Os reis anteriores a Josias, principalmente o seu avô, Manassés e seu pai Amon, foram reis de uma adoração profunda a deuses estranhos.

O reinado de Manassés foi um dos piores e um dos mais, perversos de toda história dos reis do Antigo Testamento. O reinado mais miserável e ímpio de todos os reinados de Judá!

Amados, é muito mais fácil seguir a maioria errada numa situação como esta do que encará-la e mostrar que ela está errada e caminhando para a perdição. O ambiente era, sim, o melhor possível para Josias firmar-se com a idolatria do povo desviado de Deus. Mas Josias firmou-se em Deus!

Na situação deplorável, triste, caída, na qual o seu país se encontrava, Josias achou melhor ficar firme no Deus dos Exércitos e apenas nEle confiar. Qual é a sua situação, meu irmão? Qual é o seu ambiente de cada dia? Nessa sua situação, nesse ambiente você está firmado unicamente no bom SENHOR Deus? Quer viver eternamente? Firme-se nEle, antes que seja tarde demais. Pois Josias assim o fez para o seu próprio bem.

2. UMA VEZ FIRMADO: JOSIAS FEZ O CERTO DIANTE DO SENHOR

Você já se imaginou no meio de pessoas trocando tiro? O que você faria? Certamente você procuraria um lugar bem seguro para se proteger. Esta seria a coisa certa que você faria, em meio a uma situação tão desastrosa, com tanta corrupção e miséria espalhada por todos os lados. Josias também fez a coisa certa. Para se proteger de servir o mundo e seus deuses, os quais não passam simplesmente de prazeres carnais. O rei Josias tomou uma posição radical.

Josias resolveu banir de diante de si toda e qualquer imoralidade. Ele resolveu acabar mesmo com toda idolatria em seu reino.

Você querido irmão, você meu caro ouvinte, tem banido mesmo da sua vida as coisas que não agradam a Deus? Se você ainda não tem feito isso, comece já! Antes que venha aquele dia em que o Rei da glória aparecerá e aí não haverá mais nenhuma chance para você.

Faça igual ao rei Josias, não deixe o tempo passar para buscar o Deus eterno. Seja radical no buscar a Deus. Faça isto a partir de agora. Pois Deus quer salvar você. Pois Deus quer que você faça o certo diante dEle. Adore somente a Deus! Louve unicamente a Deus em sua vida.

Fazendo desta maneira, você, então, estará como Josias, fazendo o certo diante do SENHOR da glória. Josias não teve prazer nenhum nos deuses do mundo. Pelo contrário, ele abominou a todos de sua vida e deleitou-se no Deus Criador.

E você, em que tem prazer? Você gosta mais de uma outra coisa do que de Deus? Se, é assim a sua vida, então, olhe para Josias e pense bem nas palavras escritas por Paulo em Romanos 13:13, 14:
“Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em imoralidade sexual e depravação, não em contendas e ciúmes.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo,
e não fiquem premeditando como satisfazer
os desejos da carne”.

Não estrague a sua vida. Não jogue fora a oportunidade de servir a Deus. Faça como Josias, fique firme no SENHOR. Faça o certo perante este Deus que quer que você entre na vida eterna.

Fazer o certo implicou para Josias:

A) ANDAR EM TODO CAMINHO DE DAVI SEU PAI

Amados, foi durante o reinado de Davi que mais se rendeu graças a Deus! O próprio rei Davi foi um grande servo do SENHOR nosso Deus. Foi quando Davi era rei que Israel atingiu um dos seus mais altos níveis espirituais.

Davi preocupou-se de todo o seu coração com o culto e com o louvor em adoração a Deus. Davi tinha um caminho, ou podemos chamar atitudes, que realmente agradavam a Deus ao ponto de ser chamado um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22).

Este caminho de Davi, no qual Josias também andou, é, sim, um caminho sobremodo excelente e quem nele andar jamais se arrependerá. Porque este é o caminho da vida eterna! É um caminho de adoração e de amor para com o Eterno e Todo- Poderoso Deus dos céus e da terra.

Às vezes este caminho é pesado e torna-se muito doloroso. Foi assim, por exemplo: Com Jesus Cristo. O SENHOR Jesus Cristo sofreu muito ao permanecer no caminho de obediência ao seu Pai. Seguindo o SENHOR Jesus, devemos nós também andar neste mesmo caminho que leva para a vida eterna através da morte de Jesus Cristo.

B) NÃO DESVIAR-SE PARA DIREITA NEM PARA ESQUERDA

O rei Josias estava tão bem firmado em Deus que ele não se desviou nem para direita ou para esquerda. Em quem ou em que você está firmado, irmão? Josias estava firmado em Deus e assim ele fez o certo, andou em todo o caminho do seu pai Davi. E bem firme em Deus, não se desviou. Você quer ser firme na fé? Ame a Deus. Faça a santa vontade dEle e você não se arrependerá.

Amém.

___________________________________________________________________________________________________

* Exceto onde o contrário esteja explícito, todos os conteúdos deste site estão licenciados sob uma Licença Creative Commons “Atribuição – Não Comercial – Sem Derivados 3.0 Não Adaptada“.

Compartilhe!

Pr. Manoel Luís Ferreira

Pastor da Igreja Reformada em Unaí-MG, servindo na congregação missionária em Brasília.

Deixe um Comentário