Pregação preparada pelo Pr. Elso Venema

Leitura: 1º Reis 15:09-15

Texto: 1º Reis 15:09-15

Amados irmãos no Senhor,

Acabamos de ler um testemunho maravilhoso sobre o rei Asa. A palavra de Deus afirma que “ele fez o que era reto perante o SENHOR, como Davi, seu Pai” (1 Reis 15:11). E acrescenta: “O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do SENHOR” (1 Reis 15;14). Mas irmãos, que testemunho maravilhoso! Fazer o que é reto perante o SENHOR e ter um coração que é totalmente do SENHOR! A palavra de Deus afirma que Asa tinha essas qualidades maravilhosas. Assim como o coração de Davi foi totalmente do SENHOR, o coração de Asa também foi totalmente do SENHOR. Ele andava nos caminhos de “Davi, seu pai” diz a palavra de Deus. É um detalhe, irmãos, mas peço que prestem atenção. A Bíblia diz que Davi era “seu pai”. No entanto, sabemos que o pai natural de Asa, não era Davi, mas Abia (1 Reis 15:8). Davi era, na verdade, trisavó de Asa. Mas o que diz a Bíblia: diz que Asa andava nos caminhos de “Davi, seu pai”.

Por que a Bíblia fala assim? Fala assim para nos ensinar que há dois tipos de pais. Há o pai biológico, ou seja o pai que gerou o filho. Mas há também o pai espiritual, o pai que serve de exemplo. Assim o pai espiritual, o grande exemplo de Asa, foi Davi, e não Abia, seu pai natural. Naquela época, Davi já tinha falecido. Mesmo assim Asa sabia: “meu pai é Davi”, pois ele pensava: “quero ser assim”. Irmãos, todos aqueles que não têm um pai natural, ou que nunca conheceram seu pai natural, devem pensar nisso. Seu pai não é necessariamente aquele cujo nome está na sua certidão de nascimento. Seu pai pode ser também outra pessoa. Qualquer homem mais idoso que faz a vontade de Deus, esse pode ser seu pai. Basta aquela outra pessoa fazer a vontade de Deus, ter um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo e já pode ser como um pai para você. Isto é muito importante, irmãos e jovens. Vocês têm que valorizar a família da fé, a igreja, pois aqui há muitos pais e mães para todos.

Agora, irmãos, alguém poderia dizer: Não vejo bons exemplos. Não vejo pessoas que realmente andam no caminho do SENHOR, e que são totalmente dedicados a ele. Podemos até apontar o rei Asa, pois Asa, apesar de ser elogiado por Deus, também não era perfeito. Ele tinha fraquezas. Olha o que Bíblia relata: diz que na época dele “os altos não foram tirados”. Os altos eram lugares onde o povo adorava ao SENHOR Deus, mas muitas vezes também aos outros deuses. Então o SENHOR Deus proibiu a existência dos altos. Mas o rei Asa deixou os altos existirem. Aparentemente ele não tinha força suficiente para acabar com eles. Então, como é que a Bíblia pode dizer que “o coração de Asa era, todos os dias, totalmente do SENHOR”? Asa não foi omisso em certas coisas? Lembremo-nos também da vida de “Davi, seu pai”. Davi é mais elogiado ainda mais do que Asa. Mas sabemos que Davi também não era um “santinho”. Vocês sabem o que ele fez: Ele cometeu pecados muito sérios. Ele adulterou e matou.

Mesmo assim a palavra de Deus diz que Asa andava nos caminhos de Davi, seu pai, e que o coração de ambos era totalmente do SENHOR. É preciso entendermos isto bem, irmãos. Ter um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo, não significa que você não tem mais fraquezas e pecados. Pois como todos sabem: o mais santo e perfeito é um pecador. O único que é perfeito, sem pecado nenhum, é Cristo. Todos os outros são pecadores, filhos de pecadores, pessoas sem perfeição. Mesmo assim podemos distinguir entre aqueles cujo coração é totalmente do SENHOR, e aqueles cujo coração não é totalmente do Senhor. Podemos distinguir entre aqueles cujo coração é totalmente do SENHOR, e aqueles que têm um coração dividido. Aquele cujo coração é perfeito (2 Crônicas 15:17), aquele cujo coração é totalmente do SENHOR, deseja apenas uma coisa: andar nos caminhos do SENHOR. Desta maneira o coração de Asa era totalmente do SENHOR. Asa nunca teve vontade de abandonar o culto do SENHOR, ou de trocar de religião. Ele não queria nada senão servir ao único e verdadeiro Deus. Ele sabia: o meu Deus é o Deus que ajudou Davi, meu pai. Só vou seguir a ele.

Irmãos, é isso mesmo que importa para cada um de vocês também. Existem muitos obstáculos e impedimentos para servir totalmente a Deus. Existem muitas coisas que podem desanimar e derrubar os filhos de Deus. Você pode ter pais que não apóiem a sua presença na igreja. Você pode sofrer pressão de amigos que detestam crentes – e que no fundo não são amigos. Você pode até cair em pecados, pois as tentações são fortes e a carne é fraca. Porém, irmãos, aquele que tem um coração que é totalmente do SENHOR, vai superar todas as angústias. Aquele cujo coração é totalmente do SENHOR, ele não quer de jeito nenhum ser vencido pelo mal. A vontade sincera dele é dedicar-se a Cristo e a ninguém mais. Desta forma, tendo um coração totalmente dedicado ao SENHOR, dá para resistir ao mal, se necessário for, consertar a sua vida. Aqueles cujo coração não é totalmente do SENHOR, não têm essa capacidade de vencer o mal. Na hora da tribulação, eles correm. Na hora da tentação, logo se entregam. Aqueles que não têm esse desejo sincero de servir ao SENHOR, faltam aos cultos por motivos furados e justificativas farrapadas.

Irmãos, importa cumprirmos as ordenanças de Deus. É preciso levarmos as coisas de Deus a sério. Nem mesmo os nossos próprios pais devem impedir que isto seja feito. Olhem só o que aconteceu na vida de Asa. Asa foi criada por sua avó, Maaca. Ela não era sua mãe, mas, por tê-lo criado, a Bíblia diz que ela era sua mãe. Agora, sendo ela a mãe dele, ela tinha automaticamente muito poder. Isto é até um mandamento da lei de Deus, que diz: “Honra teu pai e tua mãe”! Provavelmente a mãe de Asa tinha um trono ao lado do trono do rei Asa. Assim ela tinha poder para influenciar diretamente nas decisões do rei. Mas o que fez Maaca, a mãe de Asa com o poder que tinha? Ela “fez ao poste-ídolo uma abominável imagem”. Quer dizer: Ela já tinha um poste-ídolo, que era uma pedra para representar a deusa do sexo e da fertilidade, a deusa Achera. Aquele poste-ídolo era apenas uma pedra, que representava o corpo da deusa. Agora a mãe de Asa inventou o seguinte. Ela resolveu colocar uma cabeça em cima daquela pedra. Assim ela fez uma abominação. Ela deu apoio ao culto de Baal e Achera, o deus e a deusa da prostituição.

Como reagiu Asa, cujo coração era totalmente do SENHOR? Vejam só irmãos! Ele tirou da terra os prostitutos-cultuais (pois os sacerdotes e adoradores de Baal e Achera eram de fato prostitutos e prostitutas) e removeu todos os ídolos que seus pais Jeroboão e Abias tinham feito. E mais! Ele derrubou e destruiu aquela imagem que sua mãe tinha feito! Ele não disse: “Não posso admitir isso, pois devo muito a minha mãe e ela vai ficar muito chateado comigo”! Asa foi forte no poder do SENHOR! Ele depôs sua mãe da dignidade de rainha-mãe e destruiu-lhe a imagem, que, feita em pó, queimou. Lógico que sua mãe ficou muito brava com ele. Ele fez uma coisa nunca vista antes! Mas irmãos, assim podemos entender o que é ter um coração que é totalmente do SENHOR. Se você tem um coração que é totalmente do SENHOR, você agüenta muito, mas não agüenta tudo. Se seu coração é do SENHOR, você não agüenta escândalos e abominações na sua casa, nem mesmo se fosse o desejo de sua mãe ou o de seu pai.

Irmãos, jovens, ser cristão é uma batalha constante. Mas podemos aprender com Asa. Somente dá para sermos cristãos fiéis e membros vivos da igreja tendo um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo. Não devemos obedecer aos homens. O importante é obedecer a Deus, como os apóstolos do Senhor ensinaram: “É preciso obedecer a Deus antes do que aos homens” (Atos 5:29). O que Deus manda é mais importante do que qualquer mandamento ou ordem de homens. Temos que amar a Cristo, irmãos. Temos que tomar essa posição de querer amar a Cristo e pagar o preço. Esta deve ser a posição do nosso coração. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”, diz o Senhor (Mateus 10:37). Então, irmãos e jovens, vamos ser firmes! Vamos dedicar-nos totalmente ao Senhor Jesus Cristo. Tenhamos horror ao pecado, não agradando a ninguém senão a Deus!

Como é que podemos ser assim? Como podemos ser tão fortes e dedicados? É somente possível valorizando a casa de Deus, irmãos, que será possível a nós sermos fortes e dedicados a Cristo. É somente valorizando a família da fé que teremos condições de resistir às tentações do mundo. É preciso considerar como pai, mãe, irmão e irmã àqueles que fazem a vontade de Deus (Marcos 3:35). É preciso agarrar-se àquelas pessoas e viver unidos a elas, pois elas podem servir de modelo, de exemplo, de referência. Então, irmãos, vamos valorizar a casa de Deus, e aqueles que são fiéis na casa de Deus. O rei Asa também fez isso. Ele fez ofertas especiais para a casa de Deus: prata, ouro e objetos de utilidade (1 Reis 15:15). Isto é bom e agradável, irmãos. Vamos fortalecer a casa de Deus, vamos fortalecer a nossa igreja, construindo e edificando. Vamos nos animar e nos alegrar com todos aqueles que querem fazer a vontade de Deus! Desta maneira podemos fazer parte da santa família de Deus e resistir ao mal. Desta maneira o coração de cada um de vocês pode ser um coração totalmente do Senhor, o qual os comprou por alto preço.

Amém.

___________________________________________________________________________________________________

* Exceto onde o contrário esteja explícito, todos os conteúdos deste site estão licenciados sob uma Licença Creative Commons “Atribuição – Não Comercial – Sem Derivados 3.0 Não Adaptada“.

Compartilhe!

Deixe um Comentário